Educação Online

Um olhar analítico acerca da construção do blog da turma 7M3 do colégio Granbery - Juiz de Fora - MG 
 Com o intuito de fazer uma melhor relação entre a disciplina Educação on-line: reflexões e práticas e as acadêmicas do 2º período do curso de pedagogia da UFJF, a professora Adriana Bruno propôs à turma uma atividade na qual devemos fazer uma análise do blog da turma 7M3 do colégio Granbery. Essa atividade tem grande importância para a formação de futuros pedagogos/professores, pois podemos saber mais sobre uma ferramenta muito utilizada na atualidade: o blog, que proporciona uma maior interação das pessoas por meio da internet em que são abordados vários temas, desde um diário pessoal até informações do cotidiano para serem discutidas e refletidas.

A nova realidade social manifestada pelas novas tecnologias como a internet proporciona uma mudança significativa na estrutura educacional em todo o mundo, sendo que esta se mostra positiva sobre a qualidade do ensino, pois estimula os alunos a atuar em equipe, aperfeiçoando e ampliando a qualidade do conhecimento.
Nossa análise contou com uma entrevista realizada com o professor responsável pela atividade dos Blogs. A respeito do desenvolvimento da proposta do Blog, o Prof. João Peçanha nos esclarece que:"os temas foram escolhidos numa aula de brainstorm com a turma. Diversos temas foram levantados por eles, e eu os escrevia no quadro. Depois, por consenso fomos eliminando as opções até chegarmos a um número bom (6). Em seguida, os incentivei a se reunirem em grupos. Se não se organizassem, eu mesmo os separaria, por ordem de chamada. Em coisa de 5 minutos os grupos estavam na minha mesa.”
Foi observável que a construção dos blogs era a todo tempo orientada pelo professor-mediador, mas os alunos foram responsáveis por sua própria criação.
O objetivo do professor com a construção dos blogs foi "forçá-los a produzir textos críticos em grupo. As produções de texto escrito normalmente são individuais, com trabalho intelectual sem troca. O texto em grupo exige desenvolvimento do debate entre os componentes, além de fortalecer o sentimento de união da turma. Os que escrevem mal geralmente aprendem, pelo menos um pouquinho, com os que escrevem bem".
Aqui percebemos que o professor direcionou seu objetivo em forçar os alunos a participarem ativamente na construção de seus conhecimentos, podendo dialogar coletivamente com os colegas, promovendo assim uma aprendizagem construtivista.
O Blog dos alunos da 7M3 do colégio Granbery é uma ferramenta de fácil acesso e eficiente aprendizado, é desenvolvido por eles trazendo estratégias que possibilitam a aproximação dos conteúdos da realidade do aluno através de uma nova técnica didática que extrapola a sala de aula.
  É observável o interesse da turma por temas atuais como a dengue e a gripe H1N1, além da copa do mundo, abordados de forma clara e objetiva. O blog apresenta facilidade em relação à exploração e navegação, todas as informações citadas são referentes a acontecimentos atuais, como dito anteriormente, e estão organizadas de forma compreensiva ao leitor.
A respeito do design do blog da turma 7M3 observamos que as cores não cansam a visão do leitor e a leitura não é prejudicada, a não ser a cor amarela com fundo branco que é utilizada no calendário. No entanto, as cores poderiam ter sido mais exploradas de acordo com os respectivos temas, como exemplo o post da Copa do Mundo, assim como também a percepção melhor que a fonte do post de Abril –Olimpíadas 2016 traz, devido ao tamanho ampliado da fonte . Existem diversas formas de encrementar um blog, como vídeos e animações, mas os integrantes do blog utilizam somente imagens para ilustrar os assuntos abordados nos posts, além de destacar links de outros blogs como o das turmas 7M1, 7M2, 7M4 e o Blog du Fessô, ponto positivo, já que relaciona o próprio blog a outras páginas com uma possível ligação dos temas apresentados. Na página é reservado um campo apropriado para os comentários, situado abaixo das informações postadas (posts) pelo grupo, possibilitando ao leitor a exposição de sua opinião a respeito do que se é abordado.
Não foi constatada nenhuma informação equivocada publicada pelos alunos e essas estão sendo abordadas de forma completa, considerando a idade dos alunos que têm (por volta de 12, 13 ou 14 anos de idade). Notamos que a orientação do professor é feita através de opiniões, por meio dos comentários.
Percebemos que com os blogs é possível descobrir novas formas de ensinar, aprender e conhecer diversos assuntos. Desta forma há o incentivo à descoberta e à comunicação de forma democrática e devido a isso o blog se faz uma ferramenta de conhecimento ativo, já que há a troca de informações e conhecimentos de forma a se aplicar na interação de professor-aluno inibindo a passividade. Os alunos do blog 7M3 se permitem ter uma espécie de banco de conteúdos, onde os mesmos são armazenados possibilitando possíveis reflexões, juntamente com os comentários referentes a cada assunto publicado. Conclui-se que os blogs podem ser usados como uma extensão da sala de aula, onde assuntos e comentários do professor vão ser mantidos para o acesso ilimitado, com interação estabelecendo possíveis debates.
O blog pode ser uma ferramenta para a aprendizagem, pois proporciona aos alunos a autonomia para transformar as informações em conhecimento, é um recurso interativo que aumenta o interesse e a participação por desenvolver as habilidades e competências dos alunos, sendo assim um recurso educacional importante.

REFERÊNCIAS:
Blog 7M3 - 2010

Para saber mais, assistam ao vídeo "O professor na sociedade em Rede".